Escolha do nome de domínio
Dentre as cinco técnicas de otimização de sites que citei num artigo anterior, a escolha do nome de domínio foi a primeira a ser colocada em questão.
Claro que está cronologicamente correto, pois antes de iniciarmos um website, devemos ter em mente o conteúdo que terá o site, e escolher o nome do domínio.
Não vai adiantar muito desenvolver layout e toda a programação do site antes mesmo de verificar a disponibilidade do domínio que se deseja cadastrar.
Vou frisar novamente algo que havia citado no artigo anterior: “que o domínio deve conter a principal palavra-chave que resume o conteúdo do site”.
Ou seja, se o site fala sobre “bicicleta infantil”, então devemos pensar nas seguintes palavras-chaves.
1 – bicicleta infantil
2 – bicicletas infantis
3 – bicicletas para crianças
4 – bicicleta
Antes de verificarmos a melhor combinação para o nome do domínio do site, devemos saber que o nome do domínio não pode ser muito extenso, ou seja, deve-se escolher a melhor combinação de palavras-chaves sem estender muito o nome do domínio.
E dentre as três opções de palavras que foram listadas acima, a menor certamente é “bicicleta”.
Porém bicicleta é uma palavra-chave muito ampla, que pode abranger muitos tipos de bicicletas – claro que se quisermos falar posteriormente de outras bicicletas, então essa é a melhor opção.
Porém no exemplo aqui, não queremos falar de outras bicicletas, e sim de bicicletas infantis.
Então partimos para segunda palavra-chave com menor número de caracteres “bicicleta infantil”.
Agora temos um impasse.
Qual a melhor, “bicicleta infantil” ou “bicicletas infantis”?
Se surgir esse tipo de dúvida, devemos saber de antemão qual das duas palavras-chaves é a mais pesquisada no Google. O Google Insight pode ajudar nessa tarefa.
Após a escolha da palavra-chave desejada, então é só verificar a disponibilidade para registro.
E se não estiver disponível?
Bem. Aí terá que escolher outra palavra-chave da lista ou mudar de lista.
Comentários
Comentar